terça-feira, 26 de junho de 2012

FESTIVAL DO FADO ENCERRA COM CHAVE DE OURO



A 2.ª edição do Festival do Fado de Madrid encerrou com chave de ouro. Por um lado, com o concerto de Mariza, esgotado há várias semanas, por outro, porque o último chef a ocupar a cozinha dos Teatros del Canal, Valdir Dubek, recebeu há cerca de duas semanas, um garfo de ouro.

O executive chef da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova – Gestão Hoteleira preparou uma ementa de montanha. Uma ementa que à partida parecia demasiado arrojada mas que, garante Valdir Dubek, apenas recorre aos produtos da terra.

Começamos com um cappuccino de cogumelos com espuma de ervas aromáticas. Uma entrada praticamente obrigatória nas suas ementas. “É já uma exigência do cliente”, sublinha

Seguiram-se tibórnias de bacalhau. É que o bacalhau também “é um obrigatório” quando se fala de gastronomia portuguesa para os espanhóis. No entanto, servido em tibórnia reflecte um regresso às suas raízes. “É um clássico da cozinha portuguesa, sempre acompanhado com muitos verdes para brincar um pouco com o quente e o fresco das saladas e das ervas”, explica o chef.

O prato de carne foi Guisado de Cabrito servido em Pão D’água e couve lombarda. Adepto do conceito slow food Valdir Dubek diz que o segredo está na forma como tudo se prepara e no respeito pelos

tempos de preparar e cozedura. Por isso, a carne foi preparada no dia anterior e ficou a marinar “para absorver todos os aromas”.

Para a sobremesa, o chef preparou uma compota de cerejas em gelado de queijo de Idanha-a-Nova.

Toda a ementa foi pensada e preparada para proporcionar uma mistura de texturas e sabores, “uma verdadeira viagem às origens”. É que de acordo com Valdir Dubek a cozinha e a forma de cozinhar tem sido, cada vez mais, um regresso às origens, “à comida que lembra a casa da mãe e a casa da avó”.

A expectativa para o concerto de Mariza neste 2.º Festival do Fado de Madrid era elevada, uma vez que o espectáculo já estava esgotado há semanas. E Mariza cumpriu. Durante mais de uma hora cantou, dançou e mostrou o que efectivamente é o fado. Envolveu toda a plateia que não poupou nos aplausos à fadista portuguesa.

A 2.ª edição do Festival do Fado de Madrid terminou com um Cocktail, organizado pelo Turismo de Portugal, que juntou cerca de 120 pessoas e que foi servido pelos cerca de 20 alunos da Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova – Gestão Hoteleira, que acompanharam o chef Valdir Dubek, nesta mostra da gastronomia portuguesa.
 


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...